Inovação Social: primeiros passos


            O termo inovação é usado em diversas áreas, principalmente naquelas que tratam de desenvolvimento econômico e competitividade. É quase um sinônimo de novidade, se considerarmos um sentido mais amplo, o que levou a uma certa vulgarização do termo.
Quando se fala em inovação, é o seu significado clássico que vem à cabeça, o mesmo proposto há décadas pelo economista Joseph Schumpeter, de que inovação estaria vinculada à geração de valor econômico.
            É em um contexto de desequilíbrio social que nasce a inovação social, quando se evidencia que os avanços tecnológicos e econômicos não foram suficientes para resolver problemas como as desigualdades sociais, as questões da sustentabilidade, as mudanças climáticas e epidemias de doenças crônicas. O poder público não é eficaz na redução desses problemas, e as organizações sociais, embora importantes, não conseguem abarcar tudo.
            A inovação social surge como uma das formas de se buscarem alternativas viáveis para o futuro da sociedade humana. Bignetti afirma que:

“A inovação social é [...] o resultado do conhecimento aplicado a necessidades sociais através da participação e da cooperação de todos os atores envolvidos, gerando soluções novas e duradouras para grupos sociais, comunidades ou para a sociedade em geral”.

            Ou seja, são iniciativas de ações, privadas ou públicas, que não visam somente o lucro, como nas empresas tradicionais, mas sim uma gestão sustável que tenha por objetivo transformar a realidade social, e fazer do indivíduo alguém capaz de assimilar e produzir conhecimento e tecnologia. É uma verdadeira emancipação ideológica, de forma que os rumos de sua vida sejam traçados e conduzidos pelo ator principal, deixando de lado a passividade de outrora.
            O tema ainda é muito recente, mas cada vez mais recebe atenção, como o Prêmio Engie Brasil de Inovação, segundo a iniciativa:

A ENGIE acredita que a inovação é essencial para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança e para contribuir para o desenvolvimento dos países, das empresas e das pessoas. Por isso, o Grupo lançou um ambicioso programa mundial de inovação para fomentar a criatividade empreendedora.

            É por meio de incentivos como esse que a Inovação Social está em pleno crescimento no Brasil.
       Fique ligado, que o tema será mais explorado aqui, com teorias, iniciativas e análises segundo o contexto nacional de inovação.

BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações sociais: uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/1040 Acesso em: 23/03/2018.