O termo inovação é usado em diversas áreas, principalmente naquelas que tratam de desenvolvimento econômico e competitividade. É quase um sinônimo de novidade, se considerarmos um sentido mais amplo, o que levou a uma certa vulgarização do termo.
Quando se fala em inovação, é o seu significado clássico que vem à cabeça, o mesmo proposto há décadas pelo economista Joseph Schumpeter, de que inovação estaria vinculada à geração de valor econômico.
É em um contexto de desequilíbrio
social que nasce a inovação social, quando se evidencia que os avanços
tecnológicos e econômicos não foram suficientes para resolver problemas como as
desigualdades sociais, as questões da sustentabilidade, as mudanças climáticas
e epidemias de doenças crônicas. O poder público não é eficaz na redução desses
problemas, e as organizações sociais, embora importantes, não conseguem abarcar
tudo.
A inovação social surge como uma das
formas de se buscarem alternativas viáveis para o futuro da sociedade humana.
Bignetti afirma que:
“A inovação
social é [...] o resultado do conhecimento aplicado a necessidades sociais
através da participação e da cooperação de todos os atores envolvidos, gerando
soluções novas e duradouras para grupos sociais, comunidades ou para a
sociedade em geral”.
Ou seja, são iniciativas de ações, privadas
ou públicas, que não visam somente o lucro, como nas empresas tradicionais, mas
sim uma gestão sustável que tenha por objetivo transformar a realidade social,
e fazer do indivíduo alguém capaz de assimilar e produzir conhecimento e
tecnologia. É uma verdadeira emancipação ideológica, de forma que os rumos de
sua vida sejam traçados e conduzidos pelo ator principal, deixando de lado a
passividade de outrora.
O tema ainda é muito recente, mas
cada vez mais recebe atenção, como o Prêmio Engie Brasil de Inovação, segundo a
iniciativa:
A ENGIE
acredita que a inovação é essencial para enfrentar os desafios de um mundo em
constante mudança e para contribuir para o desenvolvimento dos países, das
empresas e das pessoas. Por isso, o Grupo lançou um ambicioso programa mundial
de inovação para fomentar a criatividade empreendedora.
É por meio de incentivos como esse
que a Inovação Social está em pleno crescimento no Brasil.
Fique ligado, que o tema será mais
explorado aqui, com teorias, iniciativas e análises segundo o contexto nacional
de inovação.
BIGNETTI, Luiz Paulo. As inovações sociais: uma incursão por
ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 2011.
Disponível em:
http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/1040 Acesso
em: 23/03/2018.