Este artigo faz parte de uma série de publicações que se propõe a treinar líderes (aqui me refiro a presidentes de Rotaract clubes, mas não é específico a estes) para a construção de perfis psicológicos com como ferramentas de planejamento estratégico, processos decisórios e gerenciamento de risco, usando pra tanto teorias de cognição.
O
presente guia tem pretensão de fornecer, por um lado, ao presidente
de Rotaract informações valiosas sobre o potencial de seus membros
e convidados, auxiliando assim o planejamento do clube, de projetos e
ações bem como a tomada de decisões administrativas e
estratégicas. E por outro lado, de demonstrar lacunas e/ou pontos
fracos na formação, treinamento e personalidade dos associados para
seu desenvolvimento e aperfeiçoamento como indivíduo em si e em
sociedade.
Para
tanto, algumas ferramentas podem ser usadas para um melhor
compreensão das características subjetivas bem como da trajetória
que construiu o indivíduo em análise. Não há aqui pretensão
alguma de alcançar qualquer resultado científico ou clínico, visto
que somente profissionais habilitados como psicólogos, psicanalista
e psiquiatras têm capacidade para tanto.
O
objetivo é o desenvolvimento do clube e do associado, de forma a,
por meio de testes e observação treinada, acessar informações
importantes para o planejamento e gerenciamento das interações
subjetivas dentro de uma instituição que busca transformação e
desenvolvimento social.
O
dados coletados por testes, entrevistas e observação têm função
única dentro da dinâmica rotaractiana e não podem, de forma
alguma, serem publicizados. Há de se ter desde o início um
comprometimento ético
substancial do presidente do clube como figura chave na coleta,
análise e aplicação de tais informações pessoais.
Teoria
das inteligências múltiplas de Gardner
Não
muito tempo atrás, a inteligência e o potencial de um indivíduo
era mensurado por testes lógicos funcionalistas, como o bem
conhecido teste de QI (Quociente de inteligência), surgido na
frança, onde propunha quantificar por pontos a capacidade de
raciocínio. Tal abordagem desconsiderava inteligências diversas da
lógico-matemática, pecando por ser raso e incompleto. Foi o
psicólogo americano Howard Gardner que elaborou uma teoria da
múltiplas inteligências da mente humana que veio a revolucionar
principalmente áreas correlatas à ciência cognitiva, que vão
desde a educação até os estudos sobre cultura organizacional e
gestão estratégica.
Em
suma, Gardner rompe com a hegemonia funcional
de viés
positivista
ao dar visibilidade às múltiplas inteligências que compõem a
complexa teia cognitiva humana, partindo, para
tanto, de
uma abordagem interpretativista da
realidade e da subjetividades. Ele admite ainda que tais
inteligências podem ser desenvolvidas e educadas através de
intervenções adequadas.
É
nesse contexto que se justifica a elaboração deste guia de
competências e habilidades para a a construção de perfis
cognitivos com informações relevantes para o planejamento de
projetos e ações que possam intervir de forma a desenvolver
inteligências não dominantes ou deficitárias. Outra importante
justificativa tem viés funcional e estratégico dentro da
administração e planejamento institucional, pois competências e
habilidades das inteligências dominantes identificadas têm
potencial de ação e transformação social.
Nesse
primeiro momento o objetivo é trazer à tona quais as inteligências
contingentes em cada associado bem
como seu grau de desenvolvimento. Cabe salientar aqui que não se
pode analisar nenhuma inteligência isoladamente da outras, e nem
fora do contexto de formação, ou seja da história daquela pessoa.
O presidente também não pode ser colocar como mero expectador ou
observador externo, ele também é uma construção social complexa
e, por mais que busque objetividade na razão e no distanciamento,
ainda está contaminado com suas próprias opiniões, percepções e
ideologias. A observação nunca é estéril, o que não é desculpa
para juízos de valor ou preconceitos por parte do analista, que deve
sempre primar pela ética, humanidade e empatia.
As
sete inteligências de Gardner
Lingüística
- Relaciona-se com as palavras, com a linguagem escrita ou falada.
Usa-se está inteligência para ouvir, falar, ler, escrever e
interpretar a linguagem. É um ponto forte no orador, no escritor, no
político, no professor, nos especialistas em direito e em todas as
pessoas que lidam criativamente com as palavras, que usam as palavras
para convencer indivíduos e também para lembrar de informações e
para dar explicações.
Lógico-Matemática
-
Trata do raciocínio dedutivo e indutivo, número e relacionamento.
Ajuda a organizar, hierarquizar e sistematizar todas as coisas,
encontrar ordem no caos. Auxilia ainda na capacidade de construir ou
acompanhar cadeias causais, vislumbrar soluções de problemas,
cálculos e transformações.
Musical
-
É a habilidade de reconhecer padrões sonoros, melodias, tons e
ritmos. O indivíduo portador dessa habilidade possui grande
sensibilidade a sons ambientais, voz humana e em reconhecer e
utilizar instrumentos musicais. As pessoas dotadas dessa inteligência
gostam de estudar música, de tocar instrumentos e aprendem
facilmente qualquer assunto ouvindo.
Espacial
- É a capacidade de representar o mundo internamente em sua mente. O
indivíduo portador desta habilidade se locomove facilmente por
lugares, encontra caminhos, observa pequenos detalhes, reconhece
rostos, cenas ou objetos, interpreta imagens com facilidade. É a
habilidade necessária para profissionais ligados à arte e às
ciências.
Corporal-cinestésica
- É a habilidade de usar o corpo inteiro ou parte de seu corpo para
fazer algo ou simplesm
ente para gerar um tipo de produção.
Expressam seus sentimentos através de movimentos e aprendem mais
facilmente usando movimentos corporais.
Interpessoal
- Responsável pelo relacionamento pessoa-a-pessoa. Habilidade de
comunicar-se com os outros, de ter empatia por seus sentimentos e
convicções. O portador desta inteligência compreende melhor os
outros, seus sentimentos, estado de ânimo, temperamentos, motivações
e intenções. Sabe a maneira de atingir seus objetivos em relação
ao outro. É de grande importância para o professor.
Intrapessoal
- Refere-se a compreensão de si mesmo, saber quem é, saber o que
pode fazer, como reage às coisas, a fatos e o que deve evitar. Os
portadores dessa inteligência tendem a não errar, pois conhecem
seus pontos fortes e fracos. Administram os próprios humores, os
sentimentos, as emoções e seus projetos.
Gardner
ainda atualizou sua teoria ao acrescentar a inteligência existencial
- fazer
perguntas sobre a vida, morte, universo; e a naturalista
- entender a natureza.
Teste
das múltiplas inteligências
Um
dos modos para se obter é a a
aplicação de um teste em forma de uma planilha em excel
desenvolvida por Alberto
Mancilha
para que se tenha possa coletar o dados que vão fundamentar a
construção do perfil cognitivo do associado. O teste pode ser
aplicado não somente com o computador, mas proposições do teste
podem ser impressas, e aplicadas a qualquer tempo, para somente
depois virem a ser transcritas na tabela. O teste consiste
basicamente em 35 proposições divididas em 5 blocos, onde o
associado irá atribuir uma nota de 0 a 6 para cada uma, demonstrando
o quanto uma ou outra afirmação faz sentido e lhe é válida.
Há um modelo do teste pronto para a aplicação, bem como o link para o arquivo da planilha que produz um gráfico que facilita a visualização e a compreensão dos resultados obtidos entre uma e outra inteligência.
As
inteligências dominantes, suas combinações e potenciais aplicações
Os
resultados dos testes são informações valiosas que ajudarão o
presidente a entender melhor o associado dentro do microcosmos social
que é o clube de Rotaract, permitindo que o processo de tomada de
decisão administrativa seja menos vulnerável a riscos. Conhecer
melhor as subjetividades nas suas aptidões e desafios bem como ter
ciências das capacidades objetivas a exemplo da formação
profissional e acadêmica, abrem um horizonte de possibilidades. Não
é sensato, por exemplo, ter uma pessoa com baixa pontuação em
inteligência interpessoal e linguística para encabeçar um projeto
que exija apresentações para uma plateia e traquejo no trato com o
público.
Já
uma pontuação alta combinada das inteligências espacial/visual,
musical e
intrapessoal em um associado permitem inferir que ele pode vir a ser
um excelente recurso em uma comissão como imagem pública ou mesmo
em projetos culturais que necessitam de criatividade, lirismo e
capacidade de adaptação. Logo, o presidente que souber exatamente a
configuração das inteligências múltiplas de cada associado tem
uma vantagem estratégica no planejamento e na gerenciamento de
riscos e de conflitos.
Inteligências
em desenvolvimento:
ações e projetos para treinamento e formação
Não
se pode perder de vista, por outro lado, um dos princípios
fundamentais do Rotaract que é desenvolver habilidades de liderança,
que necessita, por sua vez, de uma formação transversal do
associado. A esse líder em construção é imprescindível
treinamentos e dinâmicas que permitam o desenvolvimento constante de
suas inteligências, com atenção especial àquelas discrepantes,
com baixa pontuação e tendência a limitar sua evolução.
Nesse
sentido, o presidente deve atuar de forma a dirimir essa diferenças
entre as inteligências dominantes e as limitadas, buscando
incentivar a autonomia só associado em ações que o tirem de sua
zona de conforto. Por exemplo, alguém introvertido com baixa
pontuação nas inteligências interpessoal e
linguística, faria bom uso de um curso de oratória. Já para quem
tem comportamento impulsivo, desorganizado, e falta de empatia, com
baixa nota nas inteligências intrapessoal e interpessoal, seria
proveitoso o contato com ações que necessitem de planejamento e
gestão de conflitos. Exemplo de ação complexa para desenvolvimento
de inteligência emocional, empatia e capacidade de planejamento são
aquelas que lidam com muitas crianças e adolescentes em locais
periféricos e que demandam muitos recursos materiais.
Por
fim…
A
teoria das múltiplas inteligências de Gardner revolucionou os
estudos na área da ciência cognitiva, e embora de importância
fundamental para uma melhor compreensão do potencial latente humano,
ainda não encerra em si a verdade de um saber total. Na verdade
prescinde, assim como qualquer teoria, da interpretação que o
analista ou o pesquisador lhe dá dentro de seu contexto e objetivos
em conjunto e em curto com a complexidade do objeto de análise que
também é subjetivo. Ou seja, de nada vale a teoria sem a devida
aplicação, sem sua concretização no mundo da vida.
Dentro
do clube é o presidente que detém o dever de conduzir e administrar
projetos e pessoas, portanto além de analisar
os resultados dos
testes para
melhor conduzir o processo decisório,
ele deve treinar a percepção
de todos os sentido. Afinar a intuição, captar as nuances e ler as
situações antecipando resultados indesejáveis ao gerenciar não só
processos e procedimentos, mas também egos, vaidades e
personalidades de seus associados, padrinhos, parceiros dentro duma
ampla e complexa conjuntura social.
Framework
de Alberto Mancilha
Disponibilizei abaixo um modelo de teste das múltiplas inteligências de Gardner em folha única e formato PDF, com tabulação para resultados e resumo das 7 inteligências, especialmente elaborado para a aplicação individual, em equipes, clubes, empresas e etc.