Guia de perfil cognitivo - As múltiplas inteligências de Gardner

 Este artigo faz parte de uma série de publicações que se propõe a treinar líderes (aqui me refiro a presidentes de Rotaract clubes, mas não é específico a estes) para a construção de perfis psicológicos com como ferramentas de planejamento estratégico, processos decisórios e gerenciamento de risco, usando pra tanto teorias de cognição.

O presente guia tem pretensão de fornecer, por um lado, ao presidente de Rotaract informações valiosas sobre o potencial de seus membros e convidados, auxiliando assim o planejamento do clube, de projetos e ações bem como a tomada de decisões administrativas e estratégicas. E por outro lado, de demonstrar lacunas e/ou pontos fracos na formação, treinamento e personalidade dos associados para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento como indivíduo em si e em sociedade.
Para tanto, algumas ferramentas podem ser usadas para um melhor compreensão das características subjetivas bem como da trajetória que construiu o indivíduo em análise. Não há aqui pretensão alguma de alcançar qualquer resultado científico ou clínico, visto que somente profissionais habilitados como psicólogos, psicanalista e psiquiatras têm capacidade para tanto.
O objetivo é o desenvolvimento do clube e do associado, de forma a, por meio de testes e observação treinada, acessar informações importantes para o planejamento e gerenciamento das interações subjetivas dentro de uma instituição que busca transformação e desenvolvimento social.
O dados coletados por testes, entrevistas e observação têm função única dentro da dinâmica rotaractiana e não podem, de forma alguma, serem publicizados. Há de se ter desde o início um comprometimento ético substancial do presidente do clube como figura chave na coleta, análise e aplicação de tais informações pessoais.

Teoria das inteligências múltiplas de Gardner

Não muito tempo atrás, a inteligência e o potencial de um indivíduo era mensurado por testes lógicos funcionalistas, como o bem conhecido teste de QI (Quociente de inteligência), surgido na frança, onde propunha quantificar por pontos a capacidade de raciocínio. Tal abordagem desconsiderava inteligências diversas da lógico-matemática, pecando por ser raso e incompleto. Foi o psicólogo americano Howard Gardner que elaborou uma teoria da múltiplas inteligências da mente humana que veio a revolucionar principalmente áreas correlatas à ciência cognitiva, que vão desde a educação até os estudos sobre cultura organizacional e gestão estratégica.
Em suma, Gardner rompe com a hegemonia funcional de viés positivista ao dar visibilidade às múltiplas inteligências que compõem a complexa teia cognitiva humana, partindo, para tanto, de uma abordagem interpretativista da realidade e da subjetividades. Ele admite ainda que tais inteligências podem ser desenvolvidas e educadas através de intervenções adequadas.
É nesse contexto que se justifica a elaboração deste guia de competências e habilidades para a a construção de perfis cognitivos com informações relevantes para o planejamento de projetos e ações que possam intervir de forma a desenvolver inteligências não dominantes ou deficitárias. Outra importante justificativa tem viés funcional e estratégico dentro da administração e planejamento institucional, pois competências e habilidades das inteligências dominantes identificadas têm potencial de ação e transformação social.
Nesse primeiro momento o objetivo é trazer à tona quais as inteligências contingentes em cada associado bem como seu grau de desenvolvimento. Cabe salientar aqui que não se pode analisar nenhuma inteligência isoladamente da outras, e nem fora do contexto de formação, ou seja da história daquela pessoa. O presidente também não pode ser colocar como mero expectador ou observador externo, ele também é uma construção social complexa e, por mais que busque objetividade na razão e no distanciamento, ainda está contaminado com suas próprias opiniões, percepções e ideologias. A observação nunca é estéril, o que não é desculpa para juízos de valor ou preconceitos por parte do analista, que deve sempre primar pela ética, humanidade e empatia.

As sete inteligências de Gardner

Lingüística - Relaciona-se com as palavras, com a linguagem escrita ou falada. Usa-se está inteligência para ouvir, falar, ler, escrever e interpretar a linguagem. É um ponto forte no orador, no escritor, no político, no professor, nos especialistas em direito e em todas as pessoas que lidam criativamente com as palavras, que usam as palavras para convencer indivíduos e também para lembrar de informações e para dar explicações.

Lógico-Matemática - Trata do raciocínio dedutivo e indutivo, número e relacionamento. Ajuda a organizar, hierarquizar e sistematizar todas as coisas, encontrar ordem no caos. Auxilia ainda na capacidade de construir ou acompanhar cadeias causais, vislumbrar soluções de problemas, cálculos e transformações.

Musical - É a habilidade de reconhecer padrões sonoros, melodias, tons e ritmos. O indivíduo portador dessa habilidade possui grande sensibilidade a sons ambientais, voz humana e em reconhecer e utilizar instrumentos musicais. As pessoas dotadas dessa inteligência gostam de estudar música, de tocar instrumentos e aprendem facilmente qualquer assunto ouvindo.

Espacial - É a capacidade de representar o mundo internamente em sua mente. O indivíduo portador desta habilidade se locomove facilmente por lugares, encontra caminhos, observa pequenos detalhes, reconhece rostos, cenas ou objetos, interpreta imagens com facilidade. É a habilidade necessária para profissionais ligados à arte e às ciências.

Corporal-cinestésica - É a habilidade de usar o corpo inteiro ou parte de seu corpo para fazer algo ou simplesm
ente para gerar um tipo de produção. Expressam seus sentimentos através de movimentos e aprendem mais facilmente usando movimentos corporais.

Interpessoal - Responsável pelo relacionamento pessoa-a-pessoa. Habilidade de comunicar-se com os outros, de ter empatia por seus sentimentos e convicções. O portador desta inteligência compreende melhor os outros, seus sentimentos, estado de ânimo, temperamentos, motivações e intenções. Sabe a maneira de atingir seus objetivos em relação ao outro. É de grande importância para o professor.

Intrapessoal - Refere-se a compreensão de si mesmo, saber quem é, saber o que pode fazer, como reage às coisas, a fatos e o que deve evitar. Os portadores dessa inteligência tendem a não errar, pois conhecem seus pontos fortes e fracos. Administram os próprios humores, os sentimentos, as emoções e seus projetos.

Gardner ainda atualizou sua teoria ao acrescentar a inteligência existencial - fazer perguntas sobre a vida, morte, universo; e a naturalista - entender a natureza.

Teste das múltiplas inteligências

Um dos modos para se obter é a a aplicação de um teste em forma de uma planilha em excel desenvolvida por Alberto Mancilha para que se tenha possa coletar o dados que vão fundamentar a construção do perfil cognitivo do associado. O teste pode ser aplicado não somente com o computador, mas proposições do teste podem ser impressas, e aplicadas a qualquer tempo, para somente depois virem a ser transcritas na tabela. O teste consiste basicamente em 35 proposições divididas em 5 blocos, onde o associado irá atribuir uma nota de 0 a 6 para cada uma, demonstrando o quanto uma ou outra afirmação faz sentido e lhe é válida.
Há um modelo do teste pronto para a aplicação, bem como o link para o arquivo da planilha que produz um gráfico que facilita a visualização e a compreensão dos resultados obtidos entre uma e outra inteligência.
As inteligências dominantes, suas combinações e potenciais aplicações

Os resultados dos testes são informações valiosas que ajudarão o presidente a entender melhor o associado dentro do microcosmos social que é o clube de Rotaract, permitindo que o processo de tomada de decisão administrativa seja menos vulnerável a riscos. Conhecer melhor as subjetividades nas suas aptidões e desafios bem como ter ciências das capacidades objetivas a exemplo da formação profissional e acadêmica, abrem um horizonte de possibilidades. Não é sensato, por exemplo, ter uma pessoa com baixa pontuação em inteligência interpessoal e linguística para encabeçar um projeto que exija apresentações para uma plateia e traquejo no trato com o público.
Já uma pontuação alta combinada das inteligências espacial/visual, musical e intrapessoal em um associado permitem inferir que ele pode vir a ser um excelente recurso em uma comissão como imagem pública ou mesmo em projetos culturais que necessitam de criatividade, lirismo e capacidade de adaptação. Logo, o presidente que souber exatamente a configuração das inteligências múltiplas de cada associado tem uma vantagem estratégica no planejamento e na gerenciamento de riscos e de conflitos.

Inteligências em desenvolvimento: ações e projetos para treinamento e formação

Não se pode perder de vista, por outro lado, um dos princípios fundamentais do Rotaract que é desenvolver habilidades de liderança, que necessita, por sua vez, de uma formação transversal do associado. A esse líder em construção é imprescindível treinamentos e dinâmicas que permitam o desenvolvimento constante de suas inteligências, com atenção especial àquelas discrepantes, com baixa pontuação e tendência a limitar sua evolução.
Nesse sentido, o presidente deve atuar de forma a dirimir essa diferenças entre as inteligências dominantes e as limitadas, buscando incentivar a autonomia só associado em ações que o tirem de sua zona de conforto. Por exemplo, alguém introvertido com baixa pontuação nas inteligências interpessoal e linguística, faria bom uso de um curso de oratória. Já para quem tem comportamento impulsivo, desorganizado, e falta de empatia, com baixa nota nas inteligências intrapessoal e interpessoal, seria proveitoso o contato com ações que necessitem de planejamento e gestão de conflitos. Exemplo de ação complexa para desenvolvimento de inteligência emocional, empatia e capacidade de planejamento são aquelas que lidam com muitas crianças e adolescentes em locais periféricos e que demandam muitos recursos materiais.

Por fim…

A teoria das múltiplas inteligências de Gardner revolucionou os estudos na área da ciência cognitiva, e embora de importância fundamental para uma melhor compreensão do potencial latente humano, ainda não encerra em si a verdade de um saber total. Na verdade prescinde, assim como qualquer teoria, da interpretação que o analista ou o pesquisador lhe dá dentro de seu contexto e objetivos em conjunto e em curto com a complexidade do objeto de análise que também é subjetivo. Ou seja, de nada vale a teoria sem a devida aplicação, sem sua concretização no mundo da vida.
Dentro do clube é o presidente que detém o dever de conduzir e administrar projetos e pessoas, portanto além de analisar os resultados dos testes para melhor conduzir o processo decisório, ele deve treinar a percepção de todos os sentido. Afinar a intuição, captar as nuances e ler as situações antecipando resultados indesejáveis ao gerenciar não só processos e procedimentos, mas também egos, vaidades e personalidades de seus associados, padrinhos, parceiros dentro duma ampla e complexa conjuntura social.
 Framework de Alberto Mancilha

Disponibilizei abaixo um modelo de teste das múltiplas inteligências de Gardner em folha única e formato PDF, com tabulação para resultados e resumo das 7 inteligências, especialmente elaborado para a aplicação individual, em equipes, clubes, empresas e etc.